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Não dá mais para ficar de fora do universo digital. Pessoas e negócios estão mudando a forma de se relacionar com o uso da internet e a sua empresa precisa estar inserida neste contexto.
Atualmente as empresas que não estão presentes no mundo digital perdem a chance de atrair mais consumidores. Divulgar a sua marca nos canais digitais vale a pena para qualquer negócio e pode trazer bons resultados.
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O que será abordado?
· O que é o WhatsApp Business;
· Funções do WhatsApp Business;
· Como aproveitar o WhatsApp Business no seu negócio;
· O que é o Google Meu Negócio;
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Ao se inscrever e participar deste curso, fique ciente que os demais participantes do seu grupo terão acesso ao seu número de telefone. O Sebrae/RJ não se responsabiliza por contatos realizados por terceiros a partir de informações que possam ser obtidas nos aplicativos de mensagens instantâneas.
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R$ 0,00O SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM PERNAMBUCO, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituído sob regime de serviço social autônomo, registrada no CNPJ sob o nº 09.829.524/0001-64, estabelecida à Rua Tabaiares, nº 360, bairro da Ilha do Retiro, em Recife/PE, doravante denominada abreviadamente como SEBRAE/PE, e a parte solicitante do serviço objeto deste contrato, a seguir denominada CONTRATANTE; têm, entre si, justo e avençado por força do presente instrumento, elaborado em conformidade com a Legislação Pátria, TERMO DE CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS COMERCIALIZADOS PELO SEBRAE/PE, de acordo com as seguintes cláusulas e condições:
1.1. O presente termo tem por objeto a prestação, pelo SEBRAE/PE, de serviços e/ou venda de soluções empresariais para pessoas Físicas e Jurídicas, que atendam às necessidades da CONTRATANTE, ou do(a) aluno(a) por ela indicado(a), conforme estabelecido nos requerimentos de inscrição, na Política Comercial e nas diretrizes de cada solução.
2.1. A CONTRATANTE, ou o(a) aluno(a) por ela indicado(a), está sujeito(a) ao disposto nos documentos normativos do SEBRAE/PE, cujas determinações integram o presente Termo para aplicação e estão disponíveis para consultas no Portal e no website da Loja do SEBRAE/PE.
2.2. As informações necessárias para a efetivação da inscrição, tanto da CONTRATANTE, como do(a) aluno(a) por ela indicado(a), se no caso de pessoa jurídica, são de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) CONTRATANTE, bem como a atualização do(s) endereço(s) para correspondências.
2.3. Estão incluídos no objeto e no valor deste termo, os serviços prestados como Instrutoria e/ou Consultoria e material complementar, conforme Metodologia da Solução Educacional do SEBRAE/PE.
2.4 Os Serviços Empresariais contratados serão prestados em locais indicados pelo SEBRAE/PE, tendo em vista a sua natureza, conteúdo, técnicas pedagógicas e instalações.
2.5. A fixação da carga horária, quantidade mínima de alunos, período de Instrução e/ou Consultoria e as providências que essas atividades exigirem é de responsabilidade do SEBRAE/PE.
3.1 Guardar sigilo e confidencialidade dos dados pessoais fornecidos pelo CONTRATANTE durante o atendimento e no decorrer da relação com o SEBRAE/PE, conforme Política de Privacidade.
3.2 Desenvolver na sua integridade o objeto da solução empresarial ou consultoria adquirida, fazendo uso de sua Rede de Credenciados (Instrutoria/Consultoria), canais tecnológicos e materiais didáticos pertinentes à metodologia escolhida pelo CONTRATANTE.
3.3 Entregar ao CONTRATANTE em até 15 (quinze) dias úteis após o término da solução empresarial desejada, certificado de participação no evento, desde que atendidos os seguintes requisitos: frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das horas/aula de cada um dos módulos que compõem a solução, frequência esta que será monitorada pelos colaboradores através do sistema de atendimento SAS; avaliação do Consultor/Instrutor ao término da Solução, seja na modalidade on- line ou presencial; e, cumprimento dos demais requisitos relativos à integralização da Solução contratada.
3.4 Emitir, mediante aquisição pelo CONTRATANTE de produtos ou serviços disponibilizados, recibo da transação comercial. O CONTRATANTE declara estar ciente de que o recibo de quitação somente surtirá efeito legal caso a forma de pagamento escolhida por ele (CONTRATANTE) tenha sido liquidada junto ao SEBRAE/PE em caso de pagamento em espécie e através da instituição bancária, assim entendendo que: em espécie, mediante inscrição e pagamento da solução empresarial; para boletos bancários, quando efetivamente liquidados e seu crédito for identificado na conta corrente do SEBRAE/PE; para cartões de crédito ou débito, quando a operadora aprovar a transação.
3.5 Emitir, quando solicitado, mediante aquisição pelo CONTRATANTE de produtos e/ou serviços disponibilizados, nota fiscal eletrônica, que poderá ser recepcionada através do correio eletrônico (e-mail) indicado pelo CONTRATANTE ou poderá este, mediante a Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Física – CPF ou a Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, acessar o site da Prefeitura da Cidade do Recife para emissão daquele documento, não sendo de responsabilidade do SEBRAE/PE qualquer eventual restrição técnica para este acesso.
4.1 Fornecer dados pessoais idôneos para composição do banco de dados do sistema de atendimento SAS, em sendo cadastro como Pessoa Física, quais sejam: Nome Completo, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Data de Nascimento, Telefone, Correio Eletrônico (e-mail), Endereço Completo com CEP, Cidade e Estado, e em caso de cadastro em nome de Pessoa Jurídica, solicitará, além das informações acerca do Representante/Proprietário, o Registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, Razão Social, Nome Fantasia, Ramo de Atividade Econômica, Porte da Empresa, Data de Abertura da Empresa, Endereço Comercial com Cidade e Estado, Telefone, Correio Eletrônico (e-mail) e Quantidade de Funcionários, assim como os dados do(a) Aluno(a), Nome Completo, Cadastro de Pessoa Física - CPF, Data de Nascimento, Telefone, Correio Eletrônico (e-mail), informações imprescindíveis para negociação com o SEBRAE/PE;
4.2 Efetuar o pagamento da importância cobrada pelo SEBRAE/PE em virtude da aquisição do produto e/ou serviço ofertado, conforme descrição da Solução Empresarial requerida e nas condições descritas pelo SEBRAE/PE. Está ciente, ainda, que o preço cobrado pelo produto ou serviço é fixado pelo SEBRAE/PE.
4.3 Seguir e aplicar as orientações e recomendações dos colaboradores do SEBRAE/PE, buscando alcançar o objetivo do produto ou serviço adquirido e de que trata o presente instrumento;
4.4 Respeitar as normas acerca das condições de pagamento, valores e demais obrigações descritas no Termo e Condições Gerais de Serviços de Produtos e Serviços Comercializado pelo SEBRAE/PE sob pena de cobranças extrajudiciais, suspensão dos serviços, inclusão de restrição no Sistema SPC/SERASA e/ou cobranças judiciais, inclusive perdas e danos, e demais incidências decorrentes das medidas judiciais cabíveis;
4.5 Realizar o pagamento da ordem de cobrança da inscrição da Solução Empresarial realizada através da Loja on-line, se em Boleto Bancário, em até 3 (três) dias antes do início da Solução requerida ou, no cartão de crédito, podendo ser paga/adimplida até o início da realização da solução contratada. Na modalidade presencial, a Solução desejada poderá ser paga/adimplida até o início da sua realização, exceto no caso dos eventos do CEE, no qual o prazo para pagamento/adimplemento é de até 72 (setenta e duas) horas antes do início da Solução, em espécie ou cartão de crédito, exceto boleto bancário. Ressalvado os casos descritos no Item 6.8.2 da Política Comercial.
4.6 Emitir, através da navegação na Loja on-line, o boleto de pagamento da Solução Empresarial requerida.
5.1 Para obtenção do Certificado de Conclusão da Solução Empresarial de Instrutoria requerida, A CONTRATANTE, ou o(a) aluno(a) por ela indicado, deve:
a) Ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da Solução contratada.
b) Avaliar o Consultor/Instrutor ao término da solução, quando obrigatório;
c) Cumprir todos os requisitos relativos à integralização da Solução Empresarial contratada.
5.2 O SEBRAE/PE, como órgão emissor do certificado, terá o prazo de até 15 (quinze) dias úteis, para emissão do certificado após o término da Solução Empresarial.
5.3 Obrigatoriamente constarão no certificado de conclusão as seguintes informações: nome completo, nome completo da solução empresarial realizada, a respectiva carga horária e data de realização;
5.4 Os certificados poderão ser entregues pessoalmente, assim como, poderão ser emitidos diretamente pelo site pelo Cliente.
6.1 Pelos serviços objeto deste contrato, o(a) CONTRATANTE deverá pagar ao SEBRAE/PE a importância prevista na Política de Preços.
6.1.1 Para fins de utilização da Loja on-line, a modalidade de pagamento será apenas a Prazo, mediante Cartão de Crédito e Boleto Bancário, este último, em única parcela.
6.1.2 Para fins de contratação presencial, as modalidades de pagamento serão à Vista ou a Prazo, este último, mediante Cartão de Crédito e/ou Boleto Bancário, podendo ser parcelado. O parcelamento no boleto bancário será condicionado à análise de crédito (SPC/SERASA).
6.1.3 No caso de parcelamento da Solução Empresarial mediante boleto, havendo atraso no pagamento da mensalidade do mês de competência, com prazo superior a 30 (trinta) dias, a participação do CONTRATANTE, ou do(a) aluno(a) por ele indicado, nas Soluções Empresariais será suspensa e as demais parcelas vincendas serão automaticamente antecipadas
6.1.4 O valor das Soluções Empresariais, conforme Política de Preço e Valores, poderá ser modificada no caso de alteração da política econômica vigente.
6.1.5 Em havendo contratação de Solução Empresarial realizada através da Loja on-line, na modalidade de pagamento parcelado, o pagamento da primeira parcela será até 3 (três) dias antes do início da Solução requerida e as demais parcelas deverão ser pagas mensalmente a partir do mês imediatamente seguinte.
6.2 Em havendo possibilidade de beneficiamento da CONTRATANTE para mais de uma Solução Empresarial, quanto à aplicação de desconto, estes não são cumulativos entre si, prevalecendo o maior desconto.
7.1. Como premissa, tanto o SEBRAE/PE, como a CONTRATANTE, poderão proceder unilateralmente, desde que atendidos os seguintes requisitos, ao cancelamento da contratação do(s) Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s).
7.2. Do cancelamento do Produto(s) e/ou Serviço(s) pelo SEBRAE/PE
7.2.1. Poderá o SEBRAE/PE, com ou sem justa causa, cancelar unilateralmente soluções empresariais ofertadas, atendendo os preceitos normativos e regulamentares internos, desde que devidamente informado a CONTRATANTE do Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s), devendo a restituição ser realizada em até 30 (trinta) dias contados do aviso de cancelamento, no valor integral pago pelo CONTRATANTE; ou remanejará o CONTRATANTE, ou Aluno por ele indicado, para outra agenda do mesmo Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s), ou remanejará para outro Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s), desde que atendidos os requisitos técnicos de aplicação e disponibilidade.
7.3. Do cancelamento do Produto(s) e/ou Serviço(s) pelo CONTRATANTE
7.3.1. Na(s) compra(s) realizada(s) na modalidade Presencial, o cancelamento do(s) Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s) estará condicionado ao preenchimento e protocolo presencial e por meio eletrônico do Formulário de “Devolução de Inscrição”, até o dia inicial do Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s), na Sede do SEBRAE/PE ou nos Escritórios Regionais.
7.3.2. Na(s) compra(s) realizada(s) na modalidade Virtual, através da Loja on- line e/ou Central de Relacionamento, à luz da Legislação Pátria, o cancelamento do(s) Produto(s) e/ou Serviço(s) requerido(s) estará condicionado a manifestação clara do arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor, tendo o CONTRATANTE o prazo de 7 (sete) dias, após a compra, para manifestar-se, através do preenchimento e protocolo presencial e por meio eletrônico do Formulário de “Devolução de Inscrição” ao SEBRAE/PE ou Unidades Regionais.
7.4. Das condições mínimas para Restituição/Reembolso:
a) Cancelamento do evento por parte do SEBRAE/PE;
b) Cancelamento do evento por parte do CONTRATANTE;
c) CONTRATANTE que fez a inscrição e pagamento do Produto(s) e/ou Serviço(s) e não participou;
d) CONTRATANTE que fez a inscrição e pagamento do Produto(s) e/ou Serviço(s) e participou parcialmente;
7.5 Da Restituição do Pagamento
7.5.1 Caso o cancelamento tenha sido pelo SEBRAE/PE, a instituição irá efetuar a devolução do valor pago pelo CONTRATANTE em até 30 (trinta) dias, ou, havendo interesse do CONTRATANTE, remanejará para outra agenda do mesmo Produto(s) e/ou Serviço(s), ou o remanejamento para outro Produto(s) e/ou Serviço(s), conforme regras específicas para o remanejamento.
7.5.2 Caso o cancelamento tenha sido pelo CONTRATANTE, reger-se-á nos seguintes termos:
a) Período Anterior à Prestação do(s) Serviço(s): Nos casos de pedido de cancelamento/desistência antes do termo inicial do Produto(s) e/ou Serviço(s), o CONTRATANTE poderá ser reembolsado do valor pago na observância do seguinte requisito: (i) Do protocolo presencial e por meio eletrônico do Formulário de “Devolução de Inscrição”; sendo reembolsável no valor total do Produto(s) e/ou Serviço(s) contratado.
b) Período da Prestação do(s) Serviço(s): Nos casos de pedido de cancelamento/desistência durante a prestação do Produto(s) e/ou Serviço(s), o CONTRATANTE poderá ser reembolsado do valor pago na observância dos seguintes requisitos: (i) No caso das soluções SEBRAE MAIS, EMPRETEC, consultorias ou alguma solução cuja metodologia seja modular, o CONTRATANTE receberá devolução proporcional à quantidade de horas consumidas ou não, dessas soluções (valor da inscrição dividido pelo total de horas da solução vezes a quantidade de horas não consumidas da solução); (ii) Nos demais Produto(s) e/ou Serviço(s) não haverá reembolso;
c) Período Posterior da Prestação do(s) Serviço(s): Nos casos de pedido de cancelamento/desistência posterior à prestação do Produto(s) e/ou Serviço(s), o CONTRATANTE não poderá ser reembolsado do valor, exceto por motivo de doença/saúde, desde que devidamente comprovado.
7.5.3 O valor do reembolso corresponderá ao montante proporcional e integral pago pelo CONTRATANTE, nos moldes do item 7.5.2 e poderá restituído em até 30 (trinta) dias, contados do protocolo do Formulário de “Devolução de Inscrição”.
7.6 Das Condições de Restituição
7.6.1 No caso da modalidade Presencial, devolver-se-á parcela paga no prazo de 30 (trinta) dias a contar do Protocolo de Cancelamento - “Devolução de Inscrição” - e, caso haja saldo parcelado, seja através de boletos e/ou cartão de crédito, as parcelas vincendas serão suspensas e sustadas, respectivamente.
7.6.2 Nas compras parceladas, efetuadas exclusivamente por meio de cartão de crédito, o CONTRATANTE fará jus à devolução apenas e tão somente dos valores correspondentes à(s) parcela(s) que não puder(em) ser cancelada(s) junto à respectiva operadora de cartão de crédito. A(s) parcela(s) cujo(s) pagamento(s) seja(m) cancelado(s) pela própria operadora do cartão de crédito não será(ão) objeto de devolução pelo SEBRAE/PE.
7.6.3 No caso da modalidade Virtual, através da Loja on-line e/ou Central de Relacionamento, devolver-se-á parcela paga a título de Inscrição no prazo acima descrito e, caso haja saldo parcelado, através cartão de crédito, as parcelas vincendas serão sustadas.
7.6.4 Em todos os casos, sem exceção e objetivando a substituição do valor pago, poderá o SEBRAE/PE proceder, a critério do CONTRATANTE, com créditos de Produto(s) e/ou Serviço(s) proporcionais ao valor a ser restituído, para que sejam utilizados na aquisição de outros Produto(s) e/ou Serviço(s) disponibilizados pelo SEBRAE/PE.
7.6.5 O CONTRATANTE declara estar ciente que o valor pago por ele não será devolvido no ato do cancelamento, em espécie, e sim através de processo administrativo interno do SEBRAE/PE através de crédito em conta corrente por ele fornecida no ato do requerimento de restituição.
7.6.6 Na hipótese do CONTRATANTE não possuir conta corrente para crédito do valor por ele já pago ao SEBRAE/PE, não será permitido fornecer a conta corrente de terceiro de sua confiança.
7.6.7 Os prazos de devolução dos cancelamentos serão realizados dentro do ano de exercício.
8.1. O prazo de vigência do presente instrumento é o estabelecido no cronograma da Solução Empresarial contratada pela CONTRATANTE.
9.1. O SEBRAE/PE obriga-se a manter e, fazer com que as pessoas por ela empregadas na execução do fornecimento dos produtos mantenham o mais absoluto sigilo sobre quaisquer dados, materiais, documentos, especificações técnicas ou comerciais, inovações ou aperfeiçoamentos da CONTRATANTE, de que venham a ter conhecimento por qualquer forma, ou ainda, que lhes sejam confiados no desenvolvimento das relações comerciais de que trata este instrumento sejam de interesse da CONTRATANTE ou de terceiros envolvidos, não podendo, sobre qualquer pretexto ou desculpa, por ação ou omissão, culposa ou dolosa, revelar, reproduzir ou deles dar conhecimento a estranhos à relação jurídica pactuada, salvo com a permissão do CONTRATANTE ou por força da lei, por ordem de autoridade competente ou judicialmente.
10.1. As partes estabelecem que, como condição essencial deste negócio, não poderão negociar, caucionar, ceder, emprestar, descontar ou praticar qualquer outro tipo de operação, inclusive cessão de créditos, com os valores a serem recebidos em decorrência do preço ajustado para o presente negócio, sob pena de rescisão contratual e execução judicial.
11.1. O CLIENTE poderá utilizar-se do canal de atendimento através da Central de Relacionamento, para fins de informações, dúvidas, cancelamento e contratação de produtos e soluções do SEBRAE/PE através do telefone 0800 570 0800 gratuitamente ou contatá-los através do e-mail: relacionamento@pe.sebrae.com.br
12.1. A tolerância de uma parte para com a outra, relativamente ao descumprimento de quaisquer obrigações assumidas no presente termo, não implicará novação, nem renúncia a qualquer direito, constituindo mera liberalidade que não impedirá a parte tolerante de exigir da outra o fiel e cabal cumprimento destas disposições contidas no presente termo e condições gerais.
13.1. Destacamos que, nenhuma empresa e/ou pessoa física está habilitada e/ou autorizada para enviar e-mails em nome do SEBRAE-PE e, caso não possua interesse na continuidade do recebimento de e-mails informativos do SEBRAE-PE, poderá requerer a interrupção do referido serviço através da opção de “não quero receber e-mails” e a Unidade Responsável cessará o envio do material em até 5 (cinco) dias úteis.
13.2. Toda e qualquer Propriedade Técnica e Intelectual dos Cursos e Oficinas ofertados de forma presencial e/ou virtual, este através do Portal ou da Loja on-line, será de detenção exclusiva do SEBRAE-PE. Caso haja publicidade de material não produzido pelo SEBRAE-PE, constará obrigatoriamente no documento apresentado o nome do detentor da propriedade técnica e intelectual do mesmo.
13.3. As informações contidas no Portal ou no website da Loja do SEBRAE-PE são de propriedade exclusiva, não sendo permitida a sua divulgação sem a prévia e expressa autorização do SEBRAE-PE.
13.4. O SEBRAE-PE não se responsabiliza por conteúdos, políticas de privacidades, contratos e demais documentos correlatos dos websites de terceiros por ele disponibilizados.
14.1 A presente versão dos Termos e Condições Gerais foi atualizada em 06 de setembro de 2017.
14.2 O SEBRAE/PE se reserva o direito a modificar, a qualquer tempo e sem qualquer aviso prévio, as informações contidas em seu PORTAL ou website da Loja on-line, bem como as presentes normas, especificamente para adaptá-las às evoluções comerciais, seja pela disponibilização de novas tecnologias e soluções empresariais, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.
15.1 Fica eleito o Foro da Cidade do Recife, Estado de Pernambuco, para dirimir as questões decorrentes deste contrato e sua execução. Com renúncia expressa de qualquer outro por mais privilegiado que seja.
A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais tem por finalidade demonstrar o compromisso do SISTEMA SEBRAE com a privacidade e o tratamento dos dados pessoais de seus USUÁRIOS.
Como condição de acesso aos sistemas do SEBRAE, o USUÁRIO declara que fez a leitura completa e atenta, estando plenamente ciente da presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, conferindo, expressamente, sua livre, inequívoca e informada concordância com os termos aqui estipulados, autorizando a obtenção dos dados pessoais e informações aqui mencionados, bem como sua utilização para as finalidades abaixo especificadas.
Caso não esteja de acordo com estas diretivas, o USUÁRIO deve descontinuar o seu acesso no SEBRAE.
1.1. Os dados pessoais são coletados a partir do consentimento pelo USUÁRIO.
1.2. A relação de dados pessoais coletados e as respectivas finalidades constam no Anexo I.
1.3. Outros dados pessoais que não estão descritos no Anexo I podem ser coletados de acordo com a natureza específica do produto ou serviço em questão, nos termos de documento específico que deve ser considerado em conjunto com esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.
1.4. O SEBRAE não é responsável pela precisão, veracidade ou atualidade das informações prestadas pelo USUÁRIO, sendo de responsabilidade do USUÁRIO prestálas com exatidão ou atualizá-las sempre que for o caso.
1.5. O SEBRAE pode realizar atualização e enriquecimento dos dados.
1.6. O SEBRAE garante ao USUÁRIO o direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados.
1.7. O SEBRAE utiliza as tecnologias compatíveis com o mercado, respeitando o estado da técnica razoável, com atualizações razoáveis e constantes, para registrar eventos de navegação, cliques, eventos e dados não identificáveis. Todas as tecnologias utilizadas devem respeitar a legislação vigente e os termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais .
1.8. Ao utilizar os ambientes digitais do SEBRAE, o USUÁRIO pode ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas independentes que podem coletar as informações do USUÁRIO e ter sua própria Política de Privacidade Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.
1.9. Cabe ao USUÁRIO ler a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais de tais ambientes digitais fora do ambiente do SEBRAE, sendo de responsabilidade do USUÁRIO aceitá-la ou rejeitá-la.
1.9.1. O SEBRAE não é responsável pela Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdos ou serviços fora do ambiente dos sistemas do SEBRAE, ainda que a ele vinculados por meio de links.
1.10. O consentimento fornecido pelo USUÁRIO é coletado de forma individual, clara, específica, legítima e informado ao titular.
1.11. O USUÁRIO pode alterar suas concessões de consentimento, conceder novas permissões ou retirar seu consentimento para as emissões atuais por meio do Canal de Atendimento à LGPD do SEBRAE, disponível no Portal Sebrae https://www.sebrae.com.br/lgpd, sendo avisado das consequências que a retirada de consentimento pode causar.
1.12. O USUÁRIO pode entrar em contato diretamente por meio do endereço eletrônico https://sebrae.com.br/lgpd. Os dados coletados e as atividades registradas também podem ser compartilhados
:a) Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, nos casos de requerimento, requisição ou ordem judicial;
b) Com os órgãos de controle que fiscalizam o SEBRAE, quando solicitado.
1.13. A base de dados, formada por meio da coleta de dados pessoais, é de propriedade e responsabilidade do SEBRAE. Seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos das atividades institucionais do SEBRAE e descritos no Anexo I desta Política de Privacidade e em Termos de Uso específicos, quando existentes.
1.13.1. O USUÁRIO é corresponsável pelo sigilo e pela confidencialidade de seus dados pessoais.
1.13.2. O compartilhamento de senhas ou dados de acesso viola esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais e os Termos de Uso dos sistemas do SEBRAE.
1.14. Internamente, os dados dos USUÁRIOS são acessados somente por profissionais devidamente autorizados pelo SEBRAE,sendo eles dirigentes, empregados, prestadores de serviços e parceiros.
1.15. O SEBRAE respeita os princípios de licitude, finalidade, adequação, proporcionalidade, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização, prestação de contas, subsidiariedade e limitação de armazenamento, além de firmar o compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais com os USUÁRIOS.
2.1. Os dados pessoais coletados e os registros de atividades devem ser armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado, conforme a tabela abaixo:
DADOS PESSOAIS | PRAZO DE ARMAZENAMENTO | FUNDAMENTO LEGAL |
---|---|---|
Dados cadastrais | 10 anos após o término da relação | Arts. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e art. 70 da Constituição Federal. |
Dados de identificação digital | 6 meses do último acesso | Art.15 do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14) |
2.2. Os dados podem ser excluídos antes desse prazo no caso de solicitação do USUÁRIO. Os dados podem ser mantidos por período superior ao previsto neste prazo, por motivo previsto em lei, por decisão judicial, para fins de prestação de contas aos órgãos de controle ou por outros interesses legítimos do SEBRAE, devidamente especificados e informados ao titular de dados. Findo o prazo e a necessidade legal, os dados devem ser excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.
2.3. Os dados coletados devem ser armazenados em servidores próprios ou em provedores de serviços que atendam aos controles de proteção de dados pessoais aplicáveis.
3.1. O USUÁRIO pode solicitar a confirmação da existência de tratamento; o acesso aos seus dados pessoais; ou a correção de seus dados pessoais, por meio do Canal de Atendimento a LGPD do SEBRAE, disponível no Portal SEBRAE https://www.sebrae.com.br/lgpd.
3.2. Pelo Canal de Atendimento à LGPD, o USUÁRIO pode também: (i) requerer o bloqueio do uso de seus dados pessoais; (ii) manifestar oposição ao tratamento de seus dados pessoais realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, (iii) solicitar a eliminação de seus dados pessoais coletados e registrados pelo SEBRAE ao término de sua finalidade de uso ou (iv) solicitar a revisão de decisões automatizadas (v) solicitar portabilidade dos dados pessoais, (vi) solicitar informações sobre com quem foram compartilhados os dados pessoais e (vii) informações sobre o impacto da decisão de não consentir ou revogar o consentimento.
3.3. Mesmo que o USUÁRIO não conceda ou solicite a revogação do consentimento para as finalidades relacionadas ao envio de informações, o SEBRAE poderá enviar informações transacionais relativas à prestação dos serviços.
3.4. Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes e preservação de direitos, o SEBRAE pode permanecer com o histórico de registro e os dados dos USUÁRIOS por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer, para realização de prestação de contas aos órgãos de controle, ou para preservação de direitos do SEBRAE ou do titular de dados.
4.1. O SEBRAE reserva a si o direito de alterar a Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais a qualquer momento, conforme a finalidade ou a necessidade, como para adequação e conformidade com disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao USUÁRIO verificar a versão atualizada sempre que efetuar o acesso aos sistemas do SEBRAE.
4.2. Ocorrendo atualizações neste documento e que demandem nova coleta de consentimento, o SEBRAE deve notificar o USUÁRIO pelos seus sistemas capazes de realizar nova coleta de consentimento ou pelos meios de contato por ele fornecidos.
4.3. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, o USUÁRIO pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do Canal de Atendimento à LGPD do SEBRAE, disponível no Portal Sebrae https://www.sebrae.com.br/lgpd.
4.4. Caso empresas terceirizadas realizem o tratamento de quaisquer dados coletados pelo SEBRAE, devem respeitar as condições aqui estipuladas e as normas de Segurança da Informação do SEBRAE, bem como, Políticas e procedimentos adicionais.
4.5. Caso alguma disposição desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade de proteção de dados, as demais condições permanecem em pleno vigor e efeito.
4.6. O USUÁRIO reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma física, virtual e digital também são válidas como prova documental, sendo eficazes e suficientes para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços prestados pelo SEBRAE, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, ressalvadas as disposições expressamente diversas previstas nesta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.
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4.8.3. Publicidade: utilizamos alguns cookies com o fim publicitário. Isto se faz para entregar anúncios e fazer campanhas publicitárias de acordo com um determinado público. Através desses é possível entregar anúncios de acordo com o seu perfil de consumo no site.
4.9. É necessária a permissão do USUÁRIO em aceitar e gerenciar as preferências no uso dos cookies, antes de iniciada a seção, para que sejam coletados.
4.10. Utilização de cookies de terceiros: Prestadores de serviços de tecnologia poderão utilizar seus próprios cookies nos serviços, com a nossa autorização, para prestação de serviços ao SEBRAE. Tais cookies coletarão os dados do USUÁRIO nas nossas propriedades para as finalidades previstas nesta Política.
A presente Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais deve ser regida e interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o Foro da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília/Distrito Federal para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.
6.1. Para os fins deste documento, devem se considerar as seguintes definições:
Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos sistemas do SEBRAE, gravados nos dispositivos dos USUÁRIOS, que armazenam as preferências e outras informações, com a finalidade de personalizar a navegação dos USUÁRIOS no SITE, de acordo com o seu perfil.
IP: Abreviatura de Internet Protocol. É o conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos USUÁRIOS na Internet.
Session ID: Credencial de um USUÁRIO necessária para acessar os sistemas do SEBRAE e utilizar as suas funcionalidades.
USUÁRIO: Pessoa natural que acessa e/ou utiliza as funcionalidades dos sistemas do SEBRAE.
TIPOS DE DADOS | DADOS PESSOAIS | FINALIDADE DE USO DOS DADOS |
---|---|---|
Cadastrais | Nome completo, email, nome da mãe, escolaridade, endereço, telefone, CNPJ e vínculo com a empresa, CPF, sexo, senha de acesso, data de nascimento e foto/imagem. |
- Identificar o USUÁRIO;
- Prover atendimento personalizado; - Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos produtos e serviços do SEBRAE; - Informar sobre novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com o USUÁRIO; - Promover e divulgar produtos e serviços do SEBRAE; - Responder a solicitações e pedidos de informações do USUÁRIO; - Realizar pesquisas do interesse do Sebrae; - Permitir acesso às áreas restritas dos ambientes digitais do SEBRAE; - Prestar contas para Órgãos de controle na forma da lei; - Personalizar o ambiente dos clientes em sua navegação nos ambientes digitais do SEBRAE. |
Informações sobre transações | Produtos e serviços adquiridos e respectivas quantidades, data e período da transação, número da nota fiscal | Creditar os produtos e serviços adquiridos |
Dados de identificação digital | Endereço IP e Porta Lógica de Origem, Registros de interações com os ambientes digitais, Telas acessadas, dispositivo (versão do sistema operacional, Geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário), Session ID e Cookies. |
- Identificar o USUÁRIO
- Administrar, creditar e enviar serviços adquiridos por meio dos ambientes digitais; - Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos serviços; - Promover e divulgar produtos e serviços; - Realizar prevenção a fraudes, personalizar a experiência de navegação nos canais, por meio de georreferenciamento; |
Dados anonimizados | - | Elaborar análises e estudos estatísticos |